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aprovação do layout de embalagens

6 dicas para ganhar tempo na aprovação do layout de embalagens

O fator tempo é valioso em qualquer situação. Na indústria de embalagens isso não é diferente. A aprovação da arte é um dos pontos que mais geram afunilamento na entrega dentro do prazo.

A aprovação do layout de embalagens pode fazer uma enorme diferença em todo o processo de produção. Mas existem determinados fatores que precisam ser observados para garantir uma maior agilidade no dia a dia. Por isso, preparamos este artigo pra te dar 6 dicas sobre esse importante assunto. Dá uma conferida.

O setor de embalagens está de vento em popa

A situação global afetou em cheio diversos setores da economia. Apesar de tudo, parece que o setor de embalagens tem apresentado uma retomada acelerada e pode ter sido um dos que menos sentiram os efeitos negativos em 2021.

Segundo dados da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), a produção de embalagens apresentou um crescimento de 6,8% no segundo trimestre de 2021, se comparado com o mesmo período de 2020.

As embalagens de vidro foram as que tiveram o maior índice (23,7%), seguidas das metálicas (18,3%). Somente no ano passado, o setor de embalagens movimentou cerca de R$ 80 bilhões. Isso mostra a força e o tamanho do segmento e o que ainda está por vir.

Com o avanço, chegam também os desafios

Contudo, com o crescimento do setor, começam a aparecer gargalos para quem faz a impressão das embalagens e rótulos. As convertedoras, por exemplo, estão de olhos atentos nos desafios relacionados aos prazos de entrega. Nesse sentido, elas formulam estratégias para reduzir o atrito na hora de colocar o job para rodar.

É aí que a pré-impressão entra, como um importante elo na descoberta por alternativas – algumas vezes simples – que fazem com que os prazos sejam cumpridos e a embalagem seja produzida com a melhor qualidade. Ou seja, garantindo a satisfação de um produto bem-acabado.

O processo de aprovação do layout da embalagem

Todos nós sabemos que para que o trabalho siga dentro de um prazo, precisamos deixar o cronograma sempre em dia. Porém, nem sempre isso é possível.

Como tudo gira em torno de um processo produtivo, sempre irão ocorrer imprevistos. Por exemplo, máquina quebrada, falta de insumos, testes, adequações e… aprovação do layout. Sim, todos sabemos que este pequeno detalhe é quem vai garantir que o material seja impresso e finalizado dentro daquilo que o cliente espera.

Para que tudo isso aconteça de forma tranquila, precisamos estar atentos aos detalhes. É aí que entra o processo de aprovação da arte com o proprietário da marca ou com a agência responsável.

Muitas vezes o processo resulta, por exemplo, em uma infinidade de e-mails, arquivos sobrepostos, ajustes de textos, imagens, cores, etc. É nesse ponto que todo o planejamento pode ser colocado em xeque.

Mas, pra que isso aconteça com eficiência, separamos 6 dicas importantes para que você, seu time de pré-impressão e seu cliente, tenha certeza de estarem sempre trabalhando na “mesma página”. Ou seja, falando sobre o mesmo assunto e vendo o mesmo arquivo.

Dica 1: Recebimento do arquivo

Toda impressão começa por aqui. Você precisa receber o arquivo para fazer sua análise técnica e colocá-lo dentro do seu padrão de impressão.

Na maioria das vezes, o arquivo é enviado pela agência ou estúdio de design que elaborou a embalagem. Mesmo com larga experiência em desenvolvimento, podem ocorrer erros na hora de fechar o arquivo para impressão.

Sendo assim, crie um documento sugerindo as boas práticas para o envio dos arquivos para serem impressos. Especifique os detalhes mais importantes do seu processo. Faça como se fosse um manual de fechamento de arquivos

Parece que não, mas só o fato de você disponibilizar este manual já irá ajudar quem irá fechar o arquivo a fazê-lo de forma correta. Isso economiza seu tempo e o dele.

Dica 2: Formato padrão e área útil

Você, enquanto profissional gráfico, percebe que é muito comum termos alguns formatos e materiais padrões, principalmente nas embalagens de alimentos. Percebe-se um grande número de layout de embalagens muito semelhantes. Ou seja, isso facilita o processo de criação, produção e acabamento.

Se você trabalha com formatos padronizados, disponibilize as plantas técnicas que identificam medidas de área útil, área impressa e sangra, solda, furos, dobras, entre outros. Dessa forma, o profissional de criação irá respeitar as características que sua indústria utiliza para imprimir estes projetos padronizados.

Dica 3: Cores

Chegamos ao ponto mais delicado da aprovação de um layout de embalagem. As cores representam as características finais do produto impresso.

Para não ter erro na hora de enviar a arte para aprovação, faça a verificação do padrão cromático utilizado por quem criou o layout da embalagem. É quase que óbvio demais falarmos sobre isso com quem cria ou com quem faz a pré-impressão, mas o cliente nem sempre está atento a estes detalhes. E é bem aqui que o perigo está.

Quanto mais detalhado, menos dúvidas irão surgir. Cores especiais, Pantones, separação CMYK, enfim, você sabe que existem padrões e eles precisam ser levados em conta.  Informar o perfil e a quantidade de cores que irá compor o trabalho, deixará o cliente com menos dúvidas e, de quebra, mostrará sua preocupação em entregar um produto final de acordo com o que ele espera receber.

Salvar estes padrões para uma impressão futura também ajudará na reimpressão do trabalho

Dica 4: Conferência dos textos

Por mais que isso não seja de responsabilidade de quem imprime, sempre é bom – e útil. Faça um pente-fino para tentar identificar erros de grafia, palavras quebradas, separações erradas, acentuação, por exemplo.

Imagine que você esteja com a máquina pronta para começar a rodar o trabalho e a agência informa que o arquivo terá que ser substituído, pois apareceram erros de última hora. Isso certamente será uma dor de cabeça enorme, que pode ser evitada fazendo a leitura e conferência das informações. Sendo assim, quanto mais pessoas fizerem esta conferência, menores serão as chances de aparecerem erros.

Dica 5: Com ou sem marcas de corte?

Na maioria das vezes, quem imprime o material tem seus próprios padrões para apresentar as marcas de corte e registros. Mas, muitas vezes, este fator é ignorado por quem está criando a embalagem e o arquivo acaba sendo fechado com aqueles padrões de registro dos próprios softwares de editoração.

Até aí, tudo bem. Mas você sabe que se a sua indústria tem padrões próprios, aquelas marcas deverão ser retiradas do arquivo e substituídas pelas suas.

Um arquivo limpo (sem marcas de corte) é mais fácil de ser trabalhado na pré-impressão, portanto, opte por sugerir que o arquivo sempre seja enviado apenas com a sangria.

As marcas da faca de corte também podem ser enviadas em um arquivo separado. Isso irá facilitar na hora de fazer a imposição do que será impresso.

Esta etapa pode ser negociada pelo time comercial da empresa, quando formalizarem o pedido da impressão de embalagens.

Dica 6: Use um software para gerenciar o fluxo da aprovação do layout de embalagens

Hoje a tecnologia está presente em tudo, não é mesmo? Praticamente vivemos cercados de inovação o tempo todo. Todos os dias surgem novas formas de otimizar tempo, organizar rotinas, melhorar fluxos, e por aí vai.

Graças a toda essa aceleração digital, as gráficas e convertedoras de embalagens também estão se transformando digitalmente, buscando acelerar o processo, reduzir retrabalho e otimizar a entrega.

Decorrente desse avanço, a aprovação do layout de embalagens já pode ser feita através de softwares específicos e confiáveis.

Mas, como ele deve ser? Para te ajudar a entender, separamos alguns pontos para levar em consideração na escolha:

Aprovação Remota

Sem dúvidas essa é a principal característica que um software para aprovação de artes deve ter. Só o fato de nos permitir enviar o arquivo dentro de uma plataforma já é interessante.

O envio remoto ajuda muito, mas ele precisa ser acompanhado de informações, detalhes técnicos, configuração, e por aí vai. Além disso, precisa registrar todos os passos que foram dados até a aprovação final e, principalmente, quem e quando aprovou. Isso fará toda a diferença na hora de uma negociação de retrabalho.

Automação e o fim dos e-mails

Acabar com aquela fila de e-mails intermináveis, arquivos no Google Drive, Dropbox, etc., é um sonho alcançável. E quando o envio dos alertas é feito de forma automática, tudo fica ainda mais fácil.

Com um software para aprovação de artes isso é possível. Você é quem tem controle sobre todo o processo, cria os grupos de aprovação, verifica os alertas enviados, define prazos para aprovação, e por aí vai. 

Com a automação, você faz apenas uma vez e o sistema irá repetir isso sempre que for necessário.

É por assinatura ou sob demanda?

Com o avanço da mobilidade digital, é quase impossível falar de software sem mencionar o termo Saas (Software as a Service).

A razão da existência deste tipo de software é simplesmente facilitar a vida de quem precisa. Além de serem muito mais em conta, não requerem grandes conhecimentos em tecnologia para usar. Eles já foram desenvolvidos pensando no usuário. Estão prontos, só precisa assinar e sair usando.

Portanto, se você precisa de algo agora, opte pelo sistema de assinatura.

Atenção para as principais funcionalidades

Dentre as principais funcionalidades de um software para aprovação de layout de embalagens, podemos destacar estas cinco:

  • Ser em nuvem (não precisar instalar nada);
  • Permitir acesso de qualquer lugar ou dispositivo, com acesso a internet;
  • Guardar com segurança todas as informações do processo produtivo;
  • Possibilitar a criação de grupos de trabalho para aprovação mais rápida;
  • Permitir acompanhar tudo em tempo real.

LinkFlow: soluções inteligentes para o seu negócio

Agora que já te falamos sobre como agilizar o processo de aprovação do layout de embalagens, que tal conhecer um pouco sobre a LinkFlow?

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