Skip to main content
rótulos e embalagens de cerveja

Dicas essenciais para elaboração e impressão de rótulos e embalagens de cerveja

O que leva um consumidor a decidir pela escolha de um produto? Preço? Segurança? Confiança? Ou a embalagem? Mas, e com as cervejas, também é assim? O rótulo consegue vender um produto mais do que o preço?

Diante de tantas perguntas, a resposta é sim! Os rótulos e embalagens influenciam na decisão de compra de qualquer produto, inclusive de cervejas.

Por mais que os consumidores vão em busca de sabor, tipo, marca, etc., também são influenciados pela apresentação do produto. E esta apresentação é identificada através do rótulo impresso na embalagem.

Para te ajudar a entender esse fascinante mundo cervejeiro, e como ele aflora a imaginação de apreciadores no mundo todo, preparamos este artigo com algumas dicas para ajudar o produto a se destacar dentro de tantas opções apresentadas no mercado. Confira!

Entendendo o consumidor

Existem vários tipos de consumidores de cerveja, mas podemos destacar os dois que mais consomem o produto. Em primeiro lugar, os que apenas querem apenas consumir. E em segundo lugar, os que querem consumir com qualidade! 

Os que apenas consomem

Por mais que este grupo seja formado por pessoas que buscam preço baixo, o rótulo e a embalagem têm um papel importante na decisão de compra. Eles fazem com que o produto seja identificado a distância e, geralmente, são vendidos em fardos com 12, 15 ou 18 unidades.

E é nessa embalagem dos fardos que as vendas geralmente acontecem, pois as cores são fortes, voltadas para o apelo promocional (geralmente vermelho, laranja ou amarelo). Nesse sentido, o subconsciente das pessoas entra em ação, fazendo a relação cor e preço. Ou seja, automaticamente, a pessoa pode decidir pela escolha, apenas pela cor da embalagem.

Os que consomem qualidade

Diferente das características do primeiro público, o consumidor de qualidade exige algo mais na hora da escolha. Ele não está muito interessado no preço, mas sim em informações.

Se você parar e analisar, verá que ele pode ficar horas lendo os rótulos ou embalagens de cervejas. Acredite, ele lê tudo. Quer saber, por exemplo, quem fabricou, os ingredientes, o processo, tipo de cerveja, harmonização, quantidade, etc. O preço ficará pra depois.

Então, além da estética, este consumidor busca informação. E nessa hora o rótulo vai fazer a diferença. É nele que o encantamento precisa ser aplicado.

Elaboração do layout de rótulos e embalagens de cerveja

Para acertar na elaboração do layout, separamos algumas dicas importantes pra te ajudar nessa jornada. Não é tudo, mas já serve como norte para desenvolver seu processo criativo. Vamos lá!

Pesquisa de mercado

Quando se trata de mercado, existem duas coisas que precisam ser levadas em conta: tipo de consumidor (que falamos nos parágrafos acima) e concorrência.

Comece identificando o público-alvo. É a parte mais fácil, pois o próprio fabricante já sabe informar estes detalhes.

A partir daí, siga para o campo de batalha. Identifique 2 ou 3 pontos de varejo (podem ser supermercados e lojas de conveniência), que tenham uma variedade de marcas de cerveja

Depois de identificar, reserve um  bom tempo para avaliar todo o conteúdo dos rótulos e embalagens de cervejas que estejam no radar de possíveis concorrentes. Se possível, fotografe o local onde elas estão expostas e a forma como são apresentadas (em fardo, caixa, alinhadas na gôndola).

Faça isso em todos os pontos de venda escolhidos! Separe o que achar mais interessante e, principalmente, que faça sentido com os objetivos do cliente. Lembre-se que um rótulo muito elaborado para um produto destinado a consumidores que buscam preço, pode afugentar, pois agregará muitas características nobres. Ou seja, saiba como medir esse impacto.

Estudo de materiais

Com todo o processo de pesquisa de mercado feito, chegou a hora de escolher os materiais que irão compor seus rótulos e embalagens de cerveja.

Comece pelo óbvio: lata, garrafa ou pet? Inicie por aqui, pois cada tipo de embalagem receberá um processo de rotulagem diferente.

Para as latas, o processo pode ser de impressão direta no alumínio (dry offset) ou sleeve. O que definirá qual processo deverá ser utilizado é a quantidade de latas que serão produzidas. Para a impressão direta, as quantidades precisam ser maiores, devido à complexidade. Já no processo sleeve as quantidades podem ser menores.

Para as garrafas, o processo mais utilizado é o de rótulo impresso em offset. Não tem segredo e pode ser feito em vários tipos de gráficas, fazendo uso de vários tipos de acabamentos (laminação, hot-stamping e por aí vai). Ou seja, tudo dependerá do orçamento do cliente.

Para as embalagens de plástico pet, o processo é mais simples ainda. O mais utilizado são os rótulos envolventes (tipo uma cinta), produzidos em flexografia impressa sobre plástico. A única limitação aqui está no acabamento, pois você não poderá utilizar acabamentos especiais no seu rótulo.

Composição das cores

As cores dão objetividade para as embalagens e rótulos de cerveja. Elas são responsáveis pelo poder visual que o produto irá exercer no consumidor.

Mas, não adianta encher seu layout de cores. Isso não vai funcionar. Saiba ponderar a quantidade e limite-se aos padrões cromáticos da marca.

Se for utilizar cores especiais (Pantones, dourados, por exemplo), saiba medir com cautela, pois este tipo de acabamento pode resultar em um custo alto de produção.

Conteúdo do rótulo

Lembra do consumidor que busca informação? Pois é, vamos falar mais dele neste tópico.

Existem leis que controlam como as informações devem ser passadas ao consumidor. Neste artigo da ABRE você consegue identificar alguns pontos importantes.

Além das informações obrigatórias, se o seu público for mais exigente, lembre-se de colocar informações complementares. É importante contar uma história dentro do rótulo. Sabemos que é difícil, mas a pesquisa de mercado que você fez irá te ajudar na elaboração deste conteúdo. Sendo assim, use como modelo o que os concorrentes utilizam.

Distribuição das informações

Toda informação precisa ser de fácil leitura. Por isso, a organização delas é essencial para que as embalagens e rótulos de cerveja caiam no agrado do consumidor.

Dê destaque para a marca da cerveja, o tipo (pilsen, lager, IPA, por exemplo). Estas informações precisam aparecer na parte frontal da embalagem.

Deixe a parte de trás para as informações secundárias. Neste caso, saiba “pesar” a importância das informações. Assuntos como ingredientes, tabela nutricional e fabricante, podem ter menos destaque do que as informações de harmonização e história da cerveja, por exemplo. 

Escolha do fornecedor da impressão

Layout pronto, chegou hora de buscar um fornecedor para fazer a impressão

A dica aqui é simples: opte por quem já tem experiência no tipo de embalagem ou rótulo que você desenvolveu para sua cerveja. O importante é que ele consiga passar para o produto todo o conceito que você imaginou.

Escolha alguns fornecedores (2 ou 3) para levantar os custos de impressão. Peça para que enviem algumas amostras de embalagens já produzidas, para que você sinta como será o acabamento, limites de produção, quantidade de acabamentos especiais, e por aí vai.

Quanto mais complexo for o seu layout, mais caro ficará a produção. Portanto, lembre-se de verificar seu limite de gastos com os rótulos e embalagens do produto para que suas cervejas fiquem dentro do valor esperado, dentro de uma margem competitiva.

Fechamento dos arquivo

E por fim, depois de ter todo o processo produtivo definido, chegou a hora de enviar o arquivo para impressão.

Se o seu rótulo ou embalagem têm acabamentos diferenciados, lembre-se de separar as cores especiais, das cores primárias. Isso é importante para que o setor de pré-impressão entenda melhor como será administrada a impressão. O corte (faca) também precisa ser enviado separadamente.

Bônus: Aprovação final do layout

Diante da complexidade do processo de desenvolvimento de rótulos e embalagens de cerveja, o processo de aprovação requer cuidados especiais.

Geralmente são várias as pessoas que decidem pela aprovação das artes. E é aí que mora o perigo. Com tanta gente dando opinião, o aparecimento de erros e falhas na comunicação são quase certos.

Evite enviar arquivos por e-mail para várias pessoas. Tente fazer isso utilizando uma ferramenta específica para aprovação das artes. Nela você consegue, por exemplo, montar o grupo de aprovação, enviar a prova digital, arquivos com separação de cores, especificações técnicas de acabamento, etc.

Seguindo estas dicas, seu layout será um sucesso, pode apostar. E se quiser ficar por dentro de mais informações como esta, continue acompanhando nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Pin It on Pinterest