Skip to main content
Setor gráfico

Setor gráfico: quais são as tendências para os próximos anos?

Processos mais organizados e excelência no atendimento estão entre as prioridades para quem está de olho no futuro do negócio.

Da mesma forma como os processos industriais no geral vêm evoluindo, o setor gráfico também passa pelos mesmos desafios de mudanças. Essas alterações ocorrem rápido e as indústrias precisam estar preparadas para a adaptação. Mas você sabe quais são as tendências que o setor gráfico projeta para os próximos anos? Continue a leitura e fique por dentro do que preparamos para você.

Neste artigo você vai:

  • Saber como está o setor gráfico em números;
  • Compreender quais são as tendências para os próximos anos;
  • Entender como funciona a digitalização dos processos.

A força do setor gráfico

Em primeiro lugar, vamos apresentar alguns números do segmento para contextualizar sua força no mercado. Dados levantados pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), apontam que o setor gráfico cresceu 7,8% em 2021. Já as atividades de impressão subiram 23,7% no mesmo período. Os números são animadores se comparados com os do ano anterior, quando houve queda de 17,8% na produção da indústria gráfica e o resultado em impressões foi de queda de 38,7%. 

Conforme o Ministério da Economia, a balança comercial da indústria gráfica encerrou o quarto trimestre de 2021 com superavit de 4,5 milhões de dólares. Segundo a Associação Brasileira de Embalagens (Abre), o valor bruto de produção física de embalagens prevista para o ano de 2022 irá passar dos R$ 90 bilhões. Agora que já visualizamos a posição expressiva desse segmento na economia, chegou a hora de ver o que virá nos próximos anos.

Tendências para os próximos anos

Quais são as tendências do setor gráfico e no que o dono de marca deve focar ao procurar um fornecedor nos próximos anos? Preparamos um resumo dos principais pontos que devem ser observados para que sua empresa saia na frente.

Processos mais organizados

Uma das tendências apontadas para o futuro no setor gráfico, são os processos mais organizados. Isso porque, se a sua empresa rodar de forma desordenada, ela ficará refém de pessoas e com conhecimento restrito às equipes, o que é um grande problema. Por isso, tenha sempre em mente que o seu negócio precisa rodar independente dos colaboradores e por isso, é fundamental ter processos. Eles servem para sistematizar ações, organizar demandas e distribuir responsabilidades e procedimentos. Por isso, não abra mão dessa etapa.

Atendimento eficiente para entender os jobs

O atendimento de qualidade é fundamental para compreender as necessidades do job e ser o mais assertivo possível nas ações. Para isso, invista na sua equipe e desperte a necessidade de se fazer um atendimento eficiente. Um dos problemas de quem busca um serviço, em muitos dos casos, está na falta de compreensão de quem faz o atendimento em decifrar o que o cliente realmente precisa. Por isso, tenha uma equipe treinada, motivada, disposta a ouvir e buscar soluções.

Orçamentos organizados e claros

Depois do atendimento, o segundo contato com a empresa costuma ser o pedido de orçamento. Assim, é nessa hora que se separa o joio do trigo. Ou seja, não pense duas vezes antes de mostrar a importância de se trabalhar com orçamentos claros e organizados no setor gráfico. Se isso não ocorrer, a chance de perder um negócio é grande. O orçamento precisa ter especificação do produto pedido, formato escolhido, número de páginas que serão impressas, cores de impressão, tipo de substrato, tiragem, forma de acabamento e todos os detalhes técnicos necessários para o job.  

Sintonia entre o comercial e a produção

As equipes de comercial e produção precisam de sintonia em qualquer negócio e no setor gráfico isso não é diferente. Aliás, é algo muito importante. Isso porque o comercial precisa ter conhecimento do que está vendendo, das possibilidades e dos prazos para não se colocar em situações constrangedoras com os clientes ou com a produção.

Padronização do envio da arte para aprovação

A padronização do envio de arte para aprovação no setor gráfico é fundamental e segue como uma das tendências para o futuro. Por isso vale frisar, alguns lembretes: coloque marcas de registro para manter o alinhamento; identifique qual o processo de impressão será usado; defina o substrato que será utilizado para a impressão; não esqueça que o padrão das cores, costumeiramente usado, é o CMYK mas a tela do computador exibe em RGB. E a escala Pantone é a referência universal de cores para impressão.

Digitalização dos processos

E por fim, devemos sempre pensar na digitalização dos processos! Esse procedimento agiliza muito a produção. Existem empresas que podem te ajudar com ótimas soluções. Com o software certo você poderá realizar a aprovação dos trabalhos com maior agilidade e segurança. Eles utilizam uma plataforma de aprovação remota e os melhores benefícios do mercado. Assim, é possível enviar e receber layouts para aprovação, é só definir as pessoas envolvidas em cada projeto e acompanhar todo o processo de alterações até a etapa final.

Acompanhar as tendências do setor gráfico e flexográfico nem sempre é fácil, por isso convidamos você a continuar nos acompanhando aqui no blog para ficar por dentro de todas as novidades. Nos vemos em breve, um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − três =

Pin It on Pinterest