Otimização de processos, segurança das informações, rastreabilidade e resultados excepcionais. Conheça as vantagens de uma plataforma completa de gestão de embalagens e rótulos.
Como a sua empresa lida com a gestão de embalagens e rótulos? Saiba que ter uma plataforma para este fim é fundamental. Já que com ela é possível aumentar sua eficiência operacional, facilitando a colaboração entre equipes de marketing, design e fornecedores e canais de venda. Além disso, ela promove um trabalho mais colaborativo e eficiente, evitando que as informações fiquem dispersas.
Esse é um investimento estratégico que resulta em uma maior competitividade, satisfação dos clientes e, consequentemente, no sucesso nos negócios. Mas, se ainda não está convencido, continue a leitura aqui no Blog da LinkFlow.
Afinal, por que devo ter uma plataforma de gestão de embalagens e rótulos?
Automatizar processos nunca foi tão necessário. Ainda mais em um setor altamente competitivo como o das embalagens. A adoção de uma plataforma de gestão de embalagens e rótulos representa um diferencial estratégico que pode impulsionar significativamente o desempenho e o sucesso de uma empresa.
Nesse sentido, ter uma ferramenta profissional pode revolucionar a forma como os donos de marcas enfrentam os desafios diários, e elevar seus negócios a um novo patamar de excelência. Vamos explorar algumas razões pelas quais ter uma plataforma de gestão de marcas e rótulos é essencial:
1. Otimização de processos
Em primeiro lugar, ter um sistema mais eficiente gera melhores resultados. Com o crescente volume de produção e demandas do mercado, contar com uma plataforma de gestão de embalagens e rótulos se torna fundamental para aprimorar a eficiência dos processos. Através da automatização e integração de tarefas, desde a criação e design até a impressão. Sendo assim, as empresas conseguem reduzir significativamente o tempo necessário para organizar os arquivos, artes e embalagens dos seus produtos de maneira eficiente, garantindo o uso sempre da versão mais atualizada. Ou seja, ganhando uma significativa vantagem competitiva.
2. Eficiência na gestão de informações
Manter um controle preciso das especificações técnicas, informações de fornecedores e datas de produção é essencial para evitar erros, desperdícios e atrasos. Com uma plataforma de gestão dedicada, as informações pertinentes sobre as embalagens e rótulos ficam armazenadas em um só lugar, de forma organizada e acessível a todos os envolvidos no processo. Garantindo uma comunicação mais fluida e evitando perdas de dados cruciais.
3. Segurança das informações
Falando em perdas, quando se trata de informações online, cuidado nunca é demais. Como falamos acima em uma plataforma de gestão, somente pessoas autorizadas podem acessar os arquivos. Além disso, o armazenamento é seguro e confiável. Saiba mais sobre práticas de segurança para evitar ataques de malwares aqui.
4. Rastreabilidade e conformidade legal
Quando falamos no fato da rastreabilidade na aprovação de artes, temos uma questão ligada ao sistema de gestão de qualidade e de segurança. Trabalhar com um sistema de rastreabilidade eficaz garante controle completo sobre as informações e dados de um processo produtivo. Processos desta natureza estão ligados a diversas demandas como legislação, exigências de mercado e consumo, documentação e uso de recursos. Vale destacar que as regulamentações, normas legais para embalagens e rótulos são rigorosas e estão em constante evolução.
5. Agilidade na tomada de decisões
Um sistema de aprovação de artes é uma ferramenta essencial para donos de marcas. Ele centraliza o processo de aprovação, agilizando decisões e reduzindo o tempo necessário para obter validação final das artes. Uma comunicação clara e objetiva, garante qualidade, consistência, aumento da produtividade e criando um ambiente mais assertivo para as tomadas de decisões.
6. Redução de custos
A otimização dos processos, que falamos no primeiro item, e a eliminação de tarefas manuais, propiciadas pela plataforma de gestão, resulta em uma significativa redução de custos operacionais. Entre suas funcionalidades estão incluídas a possibilidade de organização e categorização de marcas, produtos e SKUs (Stock Keeping Units), controle de vigência, armazenamento e gestão de arquivos de artes, execução de diversos fluxos de trabalho e aprovação. Tudo isso em um ambiente 100% online, eliminando custos com servidores externos.
7. Agilidade nas mudanças e personalização
Em um mercado dinâmico, a capacidade de responder rapidamente às mudanças é uma vantagem competitiva importante. Com uma plataforma de gestão, as empresas podem criar fluxos de trabalho personalizados para uma criação exclusiva ou alteração de embalagens, adaptando o workflow às necessidades específicas da sua equipe. Com isso o processo de aprovação de artes pode ser acelerado, assegurando que todas as etapas sejam concluídas de maneira correta e dentro do prazo estabelecido. Ou seja, o dono de marca terá controle total sobre o fluxo de trabalho, definindo os responsáveis por cada etapa e acompanhando o progresso em tempo real.
8. Compare versões de arquivos
E por fim, ter um sistema facilita o controle de todas as versões dos layouts de embalagens. Com ele você terá acesso a um histórico completo de revisões, permitindo o rastreamento detalhado de todas as alterações realizadas. Além disso, essa dinâmica é maximizada quando existe uma poderosa ferramenta de comparação, que sobrepõe PDFs, possibilitando enxergar as diferenças entre as versões de artes realizadas ao longo do tempo, tornando essa tarefa mais simples e eficaz.
Transforme a gestão de artes e embalagens da sua empresa
Adotar uma plataforma de gestão de embalagens e rótulos, como as que a LinkFlow oferece, vai capacitar a sua empresa a otimizar as tarefas repetitivas ao longo dos processos de produção.
Através de fluxos de trabalho inteligentes e colaborativos, as equipes envolvidas diminuem os ciclos de aprovações de artes, e acompanham tudo em tempo real, de forma ágil e eficiente. Com a otimização dessas tarefas, os donos de marcas e equipes afins podem acelerar a chegada dos produtos ao mercado, elevando a competitividade e a satisfação dos clientes.