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Quando devo renovar as embalagens dos meus produtos?

Inovar é essencial. Mas antes, é preciso avaliar questões como: mercado, concorrência e resultados. Saiba qual a hora certa de renovar as embalagens dos seus produtos.

No mercado, inovar é preciso e bem-vindo, no entanto, quando se trata de renovar embalagens todo o cuidado é válido. Assim como na tecnologia, as pessoas estão sempre evoluindo. Mudam seus medos, necessidades, estágio de vida e, consequentemente, o seu comportamento como consumidor

Nesse cenário, as marcas precisam ficar atentas às novas tendências, para se adequar às necessidades do público. Por isso, é preciso revisar estratégias constantemente, ou seja, avaliar o mercado, os concorrentes e os resultados. E quando se trata de mudança e criatividade, as embalagens não ficam de fora.

Neste artigo vamos te ajudar a descobrir qual a hora certa para renovar as embalagens dos seus produtos. Continue a leitura:

A importância das embalagens

Sabemos que elas são cruciais no mercado, pois desempenham um papel essencial em diversas áreas que vão desde a proteção do produto até o marketing e sustentabilidade. As embalagens fazem parte da comunicação com o consumidor, elas diferem das marcas e promovem os produtos aos olhos dos clientes. Além disso, elas são vitais para a proteção do produto, informação, comunicação, experiência do cliente e até para a eficiência logística.

Desse modo, o desenvolvimento de embalagens inovadoras e ecologicamente responsáveis é uma oportunidade para as empresas se destacarem no mercado atual, conquistando a confiança e a lealdade dos consumidores.

O redesign de embalagens

Mexer na aparência dos produtos pode significar o sucesso ou o fracasso perante os consumidores. Pois, embora se trate de uma estratégia essencial para atualizar e aprimorar os produtos no mercado, mexe com o emocional das pessoas.

Entretanto, a renovação da imagem da marca é uma das principais vantagens do redesign. Pois deixa ela mais relevante e atraente para os consumidores. As embalagens atualizadas podem revitalizar a percepção do público em relação à marca. A estratégia também é uma maneira eficaz de atrair novos clientes ao oferecer embalagens mais esteticamente agradáveis e alinhadas às tendências. 

Além disso, o redesign pode aumentar a competitividade dos produtos ao destacá-los nas prateleiras, influenciando na decisão de compra. Outra vantagem importante da estratégia é a melhoria da comunicação visual. As embalagens podem transmitir de forma clara e concisa os benefícios do produto.

Case Croquinole

O que considerar ao renovar as embalagens dos seus produtos?

O redesign de embalagens faz parte da estratégia de todas as empresas, pois em algum momento de sua história ele se fez necessário. No entanto, saber a hora de mudar é essencial. Por isso, levar em consideração fatores como: mercado, concorrência e resultados, é de vital importância. 

Existem algumas perguntas básicas que podem ser levadas em consideração, por exemplo:

  • A embalagem condiz com o comportamento atual do seu público-alvo? 
  • Os resultados são positivos?
  • As vendas se mantêm estáveis ou em queda?
  • A embalagem já tem muitos anos?
  • Ela não se conecta mais com o consumidor?

Se duas ou mais dessas perguntas forem negativas, talvez seja hora de pensar em mudança. Mas atenção, isso não quer dizer que a situação da marca não esteja boa, mas sim, que pode melhorar. Afinal, ao se deparar com uma embalagem redesenhada, por exemplo, os clientes terão a sensação de estar adquirindo algo novo, ao mesmo tempo em que seguem confiando na marca. Esse é o sentimento que a sua empresa precisará transmitir.

Não há um momento pré-determinado para renovar o design das embalagens. Pois, isso vai depender de uma série de fatores, como o tempo de atuação da marca, o posicionamento do produto no mercado e a forma como se comunica com os consumidores. Sendo assim, cada marca precisa avaliar as suas estratégias para definir se um rebranding pode ser algo positivo ou não naquele momento. Neste link é possível avaliar alguns exemplos de marcas que já percorreram esse caminho e fizeram mudanças que agregaram valor aos seus produtos.

Quais são os benefícios de uma nova embalagem?

Uma nova embalagem pode trazer diversos benefícios significativos para um produto e para a marca. Por exemplo:

1. Ao manter a competitividade 

O redesign pode destacar a marca nas prateleiras, chamar a atenção dos consumidores e superar a concorrência, garantindo que o produto permaneça relevante e atraente para o público.

2. Ao aumentar as vendas 

Uma embalagem bem projetada e atrativa pode atrair novos consumidores e incentivar a recompra por parte dos clientes satisfeitos.

3. Para renovar a imagem 

Uma nova abordagem no design pode rejuvenescer a percepção do público e atualizar a identidade visual da marca, tornando-a mais contemporânea e alinhada às tendências atuais.

4. Para fortalecer a marca 

Um design consistente e reconhecível cria uma conexão emocional com os consumidores, fomentando a fidelidade à marca e tornando-a mais memorável no mercado.

Bom, esses são pontos resumidos que já deixamos bem claros ao longo do artigo. Mas talvez uma mudança na legislação seja o impulso que a sua empresa precisa para mudar. Veja:

Nova legislação

A RDC n° 429 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) modificou algumas das obrigatoriedades da tabela nutricional. As novas regras para rotulagem entraram em vigor no dia 9 de outubro de 2022. Em suma, há mudanças na tabela de informação e nas alegações nutricionais, a novidade é a adoção da rotulagem nutricional frontal. 

Os produtos lançados a partir desta data já devem estar com os rótulos adequados às novas regras. Para os produtos que já se encontram no mercado, existe um prazo para adequação (leia aqui).

Mas o ponto aqui é que essa mudança na legislação pode ser o momento certo para repaginar as embalagens. Ao longo do artigo, deixamos bem claro que não há hora certa de mudar e que tudo precisa de um estudo prévio.

No entanto, aproveitar essa deixa pode ser o ‘time’ perfeito para a sua marca. Faça pesquisas, pergunte ao consumidor, leia e se informe. Mudar pode ser assustador em muitas situações, mas mudar com parâmetros firmes e fortes pode ser o que a sua empresa precisa para se consolidar ainda mais no mercado.

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