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Conheça os arquétipos de marca que geram empatia com o consumidor

Conheça os arquétipos de marca que geram empatia com o consumidor

Criados pelo psiquiatra Carl Jung, há 12 perfis que podem ser usados pelas empresas na hora de se comunicar com o público-alvo.

Os arquétipos de marca são recursos do marketing usados para que o público sinta vontade de consumir a marca. Mas você sabe quais são eles e como podem ajudar o seu negócio a prosperar ou se reestruturar? 

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto. Neste artigo você vai ver:

  • O que são os arquétipos de marca;
  • Quem foi Carl Jung;
  • Os 12 arquétipos de marca.

O que são arquétipos de marca?

A origem da palavra “arquétipo” é grega e mistura as terminologias “original e padrão”. Ou seja, é um padrão responsável por moldar pessoas, objetos ou conceitos. O psiquiatra Carl Jung foi quem desenvolveu a teoria. Segundo ele, os arquétipos representam as principais motivações do ser humano, por exemplo, valores, premissas, crenças e traços de personalidade. Por volta dos anos de 1980, o conceito começou a ser aplicado em estudos de neuromarketing. Hoje, está relacionado aos estudos de branding, identidade visual e desenvolvimento de marcas.

Quem foi Carl Jung?

O psiquiatra Carl Jung foi o responsável pela teoria dos arquétipos de marcas. Outras contribuições do estudioso foram a criação da psicologia analítica e o conceito de inconsciente coletivo. Para ele, o inconsciente seria uma espécie de união de materiais herdados de outras gerações e que contém traços comuns a todas as pessoas. Sendo assim, Jung aponta a existência de 12 arquétipos, como vamos ver na sequência. 

Conheça os principais arquétipos de marcas

Eles são essenciais para a experiência e evolução do ser humano, provocando emoções e gerando conexões entre os indivíduos. Conheça brevemente os 12 arquétipos de Jung:

Inocente

Tem personalidade otimista, anseia por segurança e deseja que todos sejam felizes. Além disso, não guarda rancor, enxerga beleza em todos e vê beleza interior onde os outros não conseguem enxergar.

  • Desejo: promover a felicidade e segurança;
  • Indústrias ideais: cuidados com a pele, beleza, produtos naturais, alimentos e bebidas.

Sábio

São pessoas movidas pela vontade de espalhar conhecimento e usar para tornar o mundo um lugar melhor, compartilhando suas descobertas. Mostram níveis altos de inteligência e consciência social, por isso, são considerados fontes de informação confiáveis e inteligentes.

  • Desejo: ganhar respeito compartilhando conhecimento;
  • Indústrias ideais: redes de mídia e notícias, universidades, institutos de pesquisa.

Explorador

O arquétipo explorador é aquele que possui impulso muito forte para sair da zona de conforto. Ou seja, deixar de viver conforme o cotidiano e assim vai para um ambiente que não terá tanto controle. São aventureiros, corajosos e gostam de desafios.

  • Desejo: liberdade;
  • Indústrias ideais: automóveis (principalmente os SUVs), viagens de aventura, roupas para atividades ao ar livre e equipamentos.

Fora da lei

Este arquétipo chamado de fora da lei diz respeito àqueles que gostam de mudanças. Não curtem regras! Ou seja, podem pregar o desrespeito pela autoridade e a tudo aquilo que ameace a liberdade.

  • Desejo: ruptura com o padrão e mudar as regras;
  • Indústrias ideais: arte corporal, automóvel e roupas alternativas.

Mago

Eles realizam os sonhos e fazem os problemas desaparecerem. Além disso, são inteligentes e usam isso para conseguir informações pouco divulgadas.

  • Desejo: poder;
  • Indústrias ideais: entretenimento, tecnologia, relaxamento, saúde e bem-estar.

Herói

Os heróis são inspiradores e passam a sensação de proteção. Além disso, vendem o poder da autoconfiança e da transformação.

  • Desejo: inspirar coragem e a realização ao superar as adversidades com maestria;
  • Indústrias ideais: vestuário esportivo, equipamentos e serviços comerciais.

Amante

Este arquétipo gosta do que é belo e quer ter experiências felizes e estimulantes. O segredo é melhorar as conexões com as pessoas e com aquilo que realmente importa para ele.

  • Desejo: promover a paixão e tornar a vida mais especial;
  • Indústrias ideais: de fragrâncias, cosméticos, vinhos, comida de luxo e viagens.

Tolo

Os tolos não gostam muito de obedecer regras, não se encaixam e por isso, acabam sendo inovadores. Querem se divertir e aliviar o clima fazendo conexão com a sua criança interior.

  • Desejo: prazer e diversão;
  • Indústrias ideais: entretenimento infantil, marcas de cerveja e confeitaria.

O comum

O arquétipo chamado de “o comum” é aquele que tende a se misturar na sociedade. Mas, não gosta de se destacar na multidão. Valoriza o trabalho duro, autenticidade, confiança e bom senso, por exemplo. Foge de ser elitista.

  • Desejo: pertencimento e passar conforto para o mercado;
  • Indústrias ideais: vida doméstica e familiar, alimentos e vestuário diário.

Cuidador

O cuidador é motivado pela compaixão e quer que as pessoas se sintam seguras. Defendem os mais frágeis e são motivados altruisticamente e não financeiramente. Nesse sentido, as marcas que são assim colocam os clientes em primeiro lugar.

  • Desejo: servir e fazer as pessoas se sentirem seguras;
  • Setores ideais: saúde, educação, hospitais, organizações sem fins lucrativos.

Governante

Este arquétipo é o que gosta de controlar e fazer as regras. São do tipo que precisa de seguidores. Passam a ideia de que fazem parte de um grupo exclusivo.

  • Desejo: controle, estabilidade e confiança;
  • Setores ideais: finanças, produtos e serviços de luxo, hotéis, roupas formais.

Artista

Tem necessidade de inovar em criações e isso é o que os move. Valoriza o design e a estética, ou seja, investem muito no apelo visual. São adeptos da visão: se você imaginar, pode criar.

  • Desejo: inovação e autoexpressão;
  • Indústrias ideais: artes, design, tecnologia da informação e marketing.

Criar uma base fiel de consumidores

Se sua marca se identifica com esses arquétipos, enfatize a conexão emocional e a intimidade em suas campanhas de marketing para criar uma base fiel com os consumidores finais. 

Os arquétipos de marca vão além dos desejos de gerar lucratividade! Essa estratégia facilita na criação de personas, melhora a visão sobre o público de uma empresa e cria transparência em todos os processos.

E por fim, agora que você já entendeu um pouco sobre os arquétipos de marca, a gente te convida para continuar acompanhando o nosso blog. Aqui você tem informações que ajudam no processo produtivo do seu negócio e fortalecem sua marca no mercado.

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