Descubra como incentivar os vendedores e otimizar os resultados.
Vender não é uma tarefa fácil e a equipe do comercial da sua gráfica sabe muito bem disso. E em meio a prêmios inspiracionais, comissão de vendas, palestras e treinamentos, existem muitas formas de motivar os colaboradores.
Antes de mais nada é preciso compreender que o consumidor não é mais o mesmo. A mudança de rotina dos últimos anos, fez com que ele se moldasse à nova realidade. Prova disso foi o aumento considerável no número de compras pela internet. De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust, somente na região sudeste do país houve um aumento de 41,65% das vendas no e-commerce. Agora, com a retomada da economia, o mercado está dando um novo suspiro. E chegou a hora de entender este novo cliente em potencial e definir estratégias para fisgá-lo.
E como o consumidor mudou, as empresas passam a ter uma dinâmica diferente. Sendo assim, é natural que também tenhamos um novo perfil de vendedor nas gráficas para atender esse mercado que volta a se aquecer. Ou seja, um profissional com mais proatividade, aberto a novos canais de comunicação e disposto a se aperfeiçoar sempre que preciso. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a decidir o que se encaixa melhor para a equipe da sua gráfica. Pegue um papel para anotar tudo e vem com a gente!
1. Treine toda a equipe comercial da gráfica
Esse é o conselho mais importante da nossa lista. Um profissional bem preparado vai saber lidar com as mais variadas situações. Vai saber aconselhar os clientes, dar dicas e, principalmente, vai ter perícia do que está falando. Desse modo, as chances de oferecer algo errado ao cliente, diminuem consideravelmente. Afinal, nada melhor do que ser atendido por quem sabe o que está fazendo. Isso gera segurança para as empresas contratantes e também para o próprio vendedor durante a negociação.
Ou seja, essa também é a chance de fidelizar um cliente. Já que os profissionais de compras das empresas que são bem atendidos têm uma probabilidade maior de retornar. Além disso, com o treinamento em dia a equipe estará preparada para improvisar na hora da venda. E com o domínio do portfólio da gráfica, ele vai saber lidar com todo o tipo de situação que o consumidor o colocar.
2. Acompanhe as tendências do mercado
Em segundo lugar, ficar sempre de olho no que acontece no mundo gráfico é essencial para não ficar para trás. Aqui no Blog da LinkFlow estamos sempre produzindo materiais para te deixar a par das tendências do mercado. Então, acompanhar nossos artigos pode te ajudar demais.
Fique de olho em artigos em revistas especializadas, matérias jornalísticas e notícias sobre a economia em geral. Além disso, prestar atenção nas mudanças constantes dos consumidores é essencial. É importante ficar de olho nos seus clientes, nos pontos de venda e sempre tomar nota de tudo. Tudo isso o ajudará a manter o seu planejamento estratégico sempre atualizado e assim as novas oportunidades não vão te escapar.
3. Conheça os produtos que a equipe comercial da gráfica vende
Conhecer o seu portfólio é essencial. A equipe comercial da gráfica e todos os outros colaboradores devem ter ele na ponta da língua. Assim você saberá o que oferece com mais competitividade e também quais são as suas restrições e dificuldades. Essas informações permitem que o vendedor seja mais ativo e assertivo, maximizando as vendas. Além do mais, ele vai saber do que a gráfica é capaz, quais seus prazos e o que pode ou não prometer ao cliente. Nada pior do que não cumprir algo com o contratante.
Outra coisa de suma importância é apresentar a história da sua empresa para os seus colaboradores. Prepare um material e mostre a eles como tudo começou, quais são os objetivos a curto e longo prazo. Isso fará com que eles se sintam parte da empresa e os preparará para falar com os consumidores sobre ela.
4. Fique de olho na concorrência
Um dos grandes erros da equipe comercial de uma gráfica é não ficar atento às mudanças de mercado e na concorrência. Desse jeito a probabilidade de ficar para trás é muito grande. E no tempo em que estamos em que tudo está em constante mudança, isso é perigoso. As pesquisas de concorrência devem ser feitas constantemente, você pode, por exemplo, usar o método do Benchmarking. Ele é uma análise dos pontos positivos dos concorrentes, que tem o objetivo de auto aperfeiçoamento.
Nesse sentido, olhar com atenção para o negócio vizinho não significa roubar ideias, e nem deve ser. O Benchmarking é uma forma de aprender com o que os outros têm de melhor e transformar esse conhecimento em algo produtivo para o seu negócio. Vale a pena dar uma atenção aqui.
5. Tenha bons parceiros de negócio
E por fim, quem quer ir mais longe precisa de bons parceiros! E o time comercial da sua gráfica pode começar uma parceria com a LinkFlow. Nós temos ótimas soluções para te ajudar com o seu negócio otimizando processos de maneira simples, prática e com um excelente custo-benefício. Temos, por exemplo, um sistema de gerenciamento de pedidos com a maior eficiência do mercado. Ele pode ser personalizado conforme fluxo da sua empresa e ainda consultar os seus pedidos de onde estiver. Além disso, ele possui outras vantagens como armazenamento em nuvem e acompanhamento em tempo real dos processos. E ainda é multiplataforma e oferece formulários customizados.
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