Skip to main content
embalagens de pet food

5 ideias para renovar suas embalagens de pet food

Consumidores mais exigentes e seletivos impulsionam o mercado de pet foods, que vai das embalagens até novas estratégias de marketing para se destacar da concorrência.

As embalagens de pet food fazem parte de uma cadeia de negócios em torno dos “aumigos”, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Dentro deste cenário, o consumidor final, os donos de pets, estão cada vez mais atentos e exigentes aos produtos que consomem.

Mas antes de falarmos deste segmento, é interessante entender como chegamos até aqui. É difícil identificar há quanto tempo os animais de estimação estão presentes na humanidade. Registros arqueológicos que ligam o homem aos cães, existem desde a era pós-glacial. Uma relação originada pela cooperação na caça em troca de abrigo e proteção. Já os gatos eram adorados desde o Egito antigo, entre outros animais de companhia.

Hoje os vínculos com os pets, são mais profundos. É uma relação social de troca de afeto e reconhecimento. Eles são tratados como parte da família, ou seja, recebem tratamentos que vão além das suas necessidades básicas.

Ao compreender essa ligação dos consumidores finais com seu amigo pet, entendemos a necessidade de oferecer produtos com alguns diferenciais que vão além da qualidade do alimento. Ou seja, embalagens chamativas e bem feitas, que dialoguem com o público-alvo e passem toda a credibilidade que o dono de marca quer transmitir. 

Veja nesse artigo algumas ideias para renovar suas embalagens de pet food e se destacar da concorrência. Fique com a gente e boa leitura! 

A força do mercado pet

embalagens de pet food2

Segundo os dados da Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a indústria pet faturou cerca de R$27,2 bilhões no ano de 2020. Esses números vêm crescendo segundo as análises comparativas dos anos vigentes. 

Esses números colocam o Brasil em 7º lugar na posição de faturamento do ranking global. Ou seja, isso representa 3,9% dos lucros totais de R$145,8 bilhões faturados ao redor do mundo. Os dados também mostram que o Brasil possui um crescimento anual de 24% no setor de pet food, o que representa 75% do total faturado no mercado. Incrível, não é mesmo? 

É hora de repensar as suas embalagens de pet food

Os dados do mercado pet, mostram sua importância para a economia. Mas será que dá para melhorar isso? Acreditamos que sim. E isso começa quando valorizamos as informações nas embalagens dos produtos que são comercializados. Por isso que a comunicação estabelecida pelas embalagens precisam ser assertivas e impactar o consumidor final.

Sendo assim, vamos sugerir para os donos de marca, 5 ideias para repensar suas embalagens de pet foods, e assim, se aproximar mais do público e consequentemente fazer mais negócios.

1 – Deixe claro os benefícios do seu produto

Em primeiro lugar, entenda que uma embalagem bem feita consegue chamar a atenção do consumidor, lá no final da jornada de compra. É ela que consegue despertar o desejo de comprar o produto, certo?! Mas, em alguns casos, as informações transmitidas não ficam claras. Se um dado ou contexto não for exposto de forma assertiva vai acabar por confundir o consumidor.

Sendo assim, é importante pensar no que realmente é interessante ser comunicado, nas embalagens de pet food. Por exemplo, expor todos os benefícios que o seu produto irá trazer para o animalzinho de estimação do consumidor final. 

Dessa forma, o dono de pet irá refletir sobre todo o contexto e ponderar sobre as vantagens que irá usufruir na compra do produto. Nesse sentido, é importante ter argumentação para fundamentar os benefícios que o produto está oferecendo e como será vantajoso adquirir o item.

2 – Embalagens com propriedades necessárias

Em segundo lugar, é preciso ressaltar que a principal função das embalagens de pet food é proteger o produto. Nesse sentido, as propriedades de cada produto variam de acordo com o shelf life (vida útil) e do tipo de mercadoria contida nas embalagens. É importante destacar as características de conservação que cada produto necessita. 

Os alimentos para pet seguem basicamente três tipos: úmidos, semi-úmidos e secos. Para preservar as características de cada produto como, por exemplo, sabor, cor, cheiro, textura e validade. Sendo assim, a embalagem precisa conter propriedades específicas. Ou seja, é necessário criar barreiras de proteção que atendam às exigências das normativas legais e do mercado. Dentre elas podemos destacar:

  • A barreira à luz preserva as propriedades nutricionais dos alimentos, como vitaminas, proteínas e gorduras. A aplicação de filmes plásticos com metalização técnica e específica, promove a proteção efetiva contra a luz.
  • Uma barreira contra a gordura, depende do polímero e da espessura do substrato usado na embalagem, impede que o conteúdo vaze e se junte à poeira. Comprometendo assim, a fixação de tintas e adesivos da embalagem.
  • A barreira da umidade impede o crescimento de microrganismos, alterações na cor, sabor e perdas nutricionais. Ela ajuda a manter a crocância dos alimentos, a maciez e evita a proliferação de ácaros. 
  • A barreira a gases impede os agentes contaminantes no alimento. Os animais de estimação têm um olfato apurado e qualquer alteração no aroma do produto pode gerar rejeição ao alimento.

3 – O seu produto é diferente da concorrência?

Na disputa pela atenção do consumidor, ganha quem tiver o melhor custo benefício ou aquele que conseguir chamar mais a atenção do público. Por isso, se permita inovar e sair do padrão do mercado. Não espere uma crise chegar para “mexer no time que está ganhando”

Teste novos mercados e experimente novos produtos. E se o seu produto tem diferenciais do que é comercializado pela concorrência, destaque isso na embalagem. 

Invista em pesquisas quantitativas e qualitativas. Trabalhar e planejar, norteado por números, é sempre mais assertivo do que tomar decisões baseadas em achismo. É muito importante escutar quem compra. Pesquisas ajudam a entender a cabeça do consumidor final.

4 – Atraia a atenção do público “pet lovers”

Como mencionamos anteriormente, vivenciamos a humanização dos pets, eles conquistaram seu lugar no seio das famílias. Dessa forma, os “pet lovers” levam em consideração o que o seu amigão iria gostar de consumir. Ou seja, tendem a priorizar a qualidade de um produto, em vez de levar qualquer produto apenas porque está “baratinho”.

Nesse sentido, conquistar o coração do dono de pet, através da comunicação exposta em uma embalagem, é a chave para atrair esse consumidor. Se a embalagem conseguir transmitir as informações técnicas necessárias e, ao mesmo tempo, comunicar a felicidade que o animalzinho terá ao consumir o produto, expandimos as probabilidades de realizar a venda. 

Pense em ações que vão além do marketing tradicional para divulgar seu produto. Como, por exemplo, investir em ações sociais com ONGs que ajudam animais de ruas ou em situações de vulnerabilidade. Se engajar em uma causa e comunicar isso nas suas redes sociais, e também nas embalagens, pode ser um diferencial para atrair os pet lovers.

5 – Controle produtivo e fluxo de trabalho

E por fim, é importante ter o controle de todos os processos, para que os tópicos aqui citados funcionem perfeitamente. Um fluxo de trabalho bem alinhado, gera economia de tempo, previsibilidade das ações e diminui o ruído de comunicação entre todas as partes envolvidas em um processo produtivo.

Invista em um sistema que trará para o dono de marca a visibilidade de cada processo, desde a criação de uma ideia, passando pelas aprovações de materiais até a sua materialização junto aos convertedores de embalagens. Otimizar o tempo da sua empresa, evita erros e retrabalhos, aumentando exponencialmente o sucesso no lançamento de produtos

Dica bônus! 

embalagens de pet food3

Tenha uma boa ferramenta para realizar o controle de todos os processos produtivos e também das aprovações de artes das suas embalagens de pet foods. A LinkFlow oferece um software completo que organiza tudo isso.

Tenha toda a visão que você precisa no conforto de um sistema completo que oferece: aprovações remotas, definição de hierarquia e envolvimento, alterações e muito mais.

Siga nossas dicas e faça bons negócios, nos vemos no próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =

Pin It on Pinterest