A tarefa de organizar um material combinando preços, materiais e prazos pode parecer um desafio para uma empresa que solicita a precificação de um serviço gráfico.
Solicitar um orçamento de impressão é o ponto de partida para que o dono de uma marca feche ou não um serviço com uma empresa. Por essa razão é tão importante que você se prepare bem para realizar tal tarefa, e entenda o que solicitar nesse documento, quando fizer uma tomada de preço.
Primeiramente, é importante deixar bem claro que é através do resultado deste orçamento que o consumidor final vai conhecer a sua empresa, quando o produto for materializado e estiver numa gôndola de supermercado, por exemplo.
É com o orçamento em mãos que uma marca vai decidir se executa ou não o serviço. Sendo assim, é importante que sua empresa tenha outras propostas para comparar. Mas se você não souber o que pedir exatamente, pode ter algumas dores de cabeça pela frente.
Nesse sentido, é preciso elaborar um material de qualidade, com as informações corretas do que a sua marca precisa. E que também supram todas as dúvidas de quem vai realizar o serviço. Para isso, o Blog da LinkFlow separou dicas para você, dono de marca, elaborar um pedido de orçamento de impressão completo e detalhado para uma gráfica. Confira:
1. Especifique o produto orçado
Em uma gráfica existem inúmeros itens disponíveis no catálogo de serviços. Por isso, ao iniciar seu orçamento de impressão faça a designação do produto desejado, por exemplo, rótulos, embalagens cartonadas e assim por diante.
2. Formato escolhido (altura x largura)
Essa é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento do projeto gráfico. Pense que você tem que evitar o máximo possível desperdiçar de substrato. Especifique as dimensões do impresso. Se ele possui dobras você terá que disponibilizar o formato aberto e o fechado. Por exemplo, um layout que possui 210 x 280 mm no formato fechado e no aberto 420 x 280 mm.
3. Número de lâminas ou número de páginas
Forneça o número final de páginas para a obra pronta. Indique quantas lâminas de formato aberto tem o seu material. Lembrando que uma lâmina é composta de quatro páginas e uma página é um lado do impresso. Deste modo, em um orçamento de impressão para um catálogo de produtos com 20 páginas, mais capa, por exemplo, ficaria assim: 1 lâmina de capa + 5 lâminas de miolo, por exemplo.
4. Cores da impressão
É muito importante informar o número de cores utilizado tanto na parte frontal quanto traseira. Para informar isso no orçamento, há uma configuração simples: 4 x 0 (quatro cores na frente e nenhuma no verso) ou 4 x 4 (quatro cores na frente e quatro atrás). As mais comuns são 1 x 1 e 4 x 4. O padrão de cores é o CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) e nunca em RGB. Além dessas cores, existem as especiais da Pantone, elas entram como uma quinta cor.
5. Tipo de substrato
São muitos os tipos de substrato disponíveis para impressão. E cada trabalho, seja um rótulo, um catálogo ou uma embalagem, tem o que se enquadra adequadamente. Por isso, neste item é bom você aconselhar com um consultor de vendas da gráfica sobre qual é a melhor opção para o seu produto. E assim, deixe bem especificado no pedido de orçamento qual o substrato e a sua respectiva gramatura.
6. Tiragem
Estabeleça a quantidade de impressos que serão feitos. Vale lembrar que, para impressos em offset, há uma economia de escala, ou seja, quanto maior a tiragem, menor o custo unitário para o seu produto.
7. Acabamento
Assim, como o substrato, existem vários tipos de acabamento para o produto gráfico. Alguns exemplos são: plastificação (brilho ou fosca), verniz UV, dobras, furos, picote, corte, relevos, etc. Cada material tem um tipo de acabamento específico. Então, deixe isso claro para a gráfica.
8. Deixe claro o prazo de entrega
Outra informação que deve ficar cristalina é esta. Toda gráfica conhece o processo de fabricação e os seus limites. Elas normalmente não oferecem algo fora do normal só para ganhar o job de uma empresa. Mas se algo extrapolar o deadline do serviço, isso será prejudicial para a sua empresa que vai ficar frustrada por não receber aquilo que combinou. Um dos motivos para o atraso dos serviços gráficos, estão ligados a aprovação de layout. E isso nos conecta diretamente com a última dica desse artigo.
9. A LinkFlow vai te ajudar com o quesito prazo
E se você pudesse agilizar o processo de aprovação do layout de um projeto?! Pois bem, isso é possível com uma plataforma de aprovação remota, na qual, podemos definir as pessoas envolvidas e acompanhar em tempo real todo o processo de alterações até o resultado final e aprovação. O sistema tem vantagens como armazenamento na nuvem, histórico de aprovação e ainda é multiplataforma.
Para conhecer mais sobre como agilizar o processo de aprovação do layout de embalagens, entre no site da LinkFlow. Nós somos especializados em oferecer soluções inovadoras para a sua empresa. Conte conosco para modernizar e otimizar os processos do seu negócio. E fiquei de olho nos próximos conteúdos que estamos preparando para você aqui no blog.